MICOSES DA PELE

4 de dezembro de 2010 at 10:33 pm

Micoses da Pele

As micoses superficiais da pele, em alguns casos chamadas de ‘tineas’, são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. Os tipos mais comuns são as micoses do corpo, conhecidas por lesões arredondadas e avermelhadas que provocam coceira. Entre elas está a frieira, que causa descamação e fissuras entre os dedos. Há também a tínea caracterizada pela formação de manchas claras que atingem, principalmente, o tronco, a face, o pescoço e o couro cabeludo.

 

Os fungos estão em toda parte, podendo ser encontrados no solo e em animais. A queratina, substância presente na superfície cutânea, unhas e cabelos, é o ‘alimento’ ideal  para os fungos, que se reproduzem quando encontram condições favoráveis para seu crescimento (calor, umidade, e baixa imunidade do indivíduo).

A prevenção esta em manter o máximo possível a higiene, uma boa alimentação, para manter o organismo com uma boa imunidade, procurar deixar o corpo sempre seco, evitando ficar com roupas molhadas por muito tempo.  Outra dica importante é não usar objetos pessoais de outras pessoas nem andar descalço em pisos que estão sempre úmidos.

O tratamento é efetuado com a utilização de cremes, loções e talcos antifúngicos. Lembrando que os medicamentos orais só são indicados em casos mais graves e mediante monitoramento médico.  O uso de antimicóticos orais, em casos recorrentes, pode ser indicado. Mas vale ressaltar que a automedicação não é indicada.  Vale lembrar que o tratamento das micoses é lento. Portanto mantenha o tratamento recomendado pelo seu médico mesmo que os sintomas diminuam.

Farmácia de Manipulação Crisfórmulas


Entry filed under: DICAS DE SAÚDE, PREVINA-SE.

METABOLISMO DE GLICOSE E MINERAIS MORANGO


Agenda

dezembro 2010
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Most Recent Posts